top of page
Buscar

LIBERTE-SE DO APEGO E VIVA PLENAMENTE!

  • Foto do escritor: Aline Franco
    Aline Franco
  • 27 de jun. de 2017
  • 8 min de leitura

Conceito de apego e afeição:


APEGO

2. dedicação constante e excessiva a (algo).

"a. aos estudos, a. ao dinheiro"


AFEIÇÃO

afeição

substantivo feminino

1.ligação afetiva; sentimento amoroso em relação a; afeto, afeiçoamento.

"a verdadeira a. se prova nas horas difíceis"


Palavras parecidas e significados tão diferentes!

O apego é uma distorção do amor, pois o apego vem do MEDO, o medo de não ter controle!

Na verdade, o fenômeno do apego precisa ser entendido. Por que você se agarra a algo? Porque tem medo de perdê-lo. Talvez alguém possa roubá-lo. Seu medo é de que amanhã você não possa ter o que tem hoje.

O apego nasce do desejo de que as coisas fiquem sobre nosso controle. É uma vontade de que tudo permaneça imóvel, como esta, sem alterações ou movimentos imprevisíveis.

O apego é a resistência à mudança e vida é movimento contínuo. O apego é uma postura psicológica que impede a vida de prosseguir. A pessoa apegada tenta interromper o fluxo natural dos acontecimentos tentando impedir que o tempo passe, as coisas se alterem e as pessoas mudem.

A pessoa apegada de tão possessiva nem percebe que ela própria está privada de liberdade.

O apego é a ânsia por congelar a realidade, manter cada coisa como se fosse a mesma. Mas como paralisar pensamentos, sentimentos e pessoas para que não mude? Como deter a passagem do tempo incessantemente?


Parábola sobre o apego:

A canoa e o apego

Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.

Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n'água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.

Algumas pessoas que haviam observado toda a cena, ficaram espantados com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Eles foram e lhe perguntaram: "Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?"

Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: "Essa canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta."

Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.


APEGO

Quanto mais você se apega a uma pessoa, mais você sofre com sua perda. Quanto mais você se apega a algum bem, mais você sente falta quando o perde. Quanto mais você se apega a sua aparência, mais você sofre com o envelhecimento. Quanto mais você se apega a algum objeto, mais vazio você fica quando isso vai embora. Quanto mais você se apega a um dogma, mais você sofre por descobrir que essa suposta verdade era falsa. Quanto mais você se apega a uma situação, mais você deixa de viver outras situações que poderiam ser proveitosas. Quanto mais você se apega a um sentimento (como a raiva ou a mágoa), mais você vai repeti-lo dentro de ti e mais essa emoção te domina. Quando uma situação nos proporciona um prazer repetido, Isso pode gerar um apego que funciona como alicerce psicológico em nossa vida. Aquele que se apega facilmente, faz sua vida depender do objeto de seu apego. Apego é o caminho mais fácil: gera conforto, estabilidade e nos dá uma base… algo para nos segurar. Mas trata-se de uma base falsa, pois tudo o que existe, um dia chegará ao fim… posto que nada se mantêm eternamente. Aquele que não imagina sua vida sem algo ou alguém, está seguindo rumo à infelicidade. Nos apegamos a pessoas, a coisas, a situações, a ideias e até a emoções. Mas o maior apego é sobre nós mesmos. Não queremos morrer, não queremos nos perder, não queremos ser esquecidos. Alimentamos o máximo nosso ego para sentir que continuaremos existindo. Tudo aquilo com que nos apegamos, ficamos com medo de perder. E o medo paralisa nossa vida, nos atrasa, nos prende e nos desequilibra. O apego é um dos maiores inimigos do ser humano… ele sempre nos escraviza e nos submete. O apegado diz: “Não posso viver sem isso”, “Não posso viver sem aquilo”. Quando nos apegamos, precisamos sempre de mais e mais e nunca estamos satisfeitos. Quem se apega a uma pessoa, quer sua presença a todo momento e não consegue mais viver sem ela. Quem se apega quer, de alguma forma, suprir uma carência ou uma ausência dentro de si mesmo. Mas é inútil, pois nossos apegos nunca poderão nos preencher. A fé na vida é, com efeito, o oposto do apego. Quem tem fé, não se apega a nada, não precisa de coisa alguma para se completar emocionalmente. Aquele que coloca muitas coisas ao redor de uma lâmpada, acaba abafando seu brilho. Libere totalmente sua lâmpada, sua chama interior, de tudo que a abafa. Assim sua essência brilhará livremente. Renuncie a todos os seus apegos, deixe de lado tudo aquilo que te prende… Não há outro nome… isso se chama liberdade. Aquele que vive desprendido de tudo, sem dependências, sem vícios, necessitando do mínimo possível… Esse é muito mais feliz.

(Hugo Lapa)


Para o criador do Budismo, Siddharta Gautama (o Buda) que viveu aproximadamente no ano 500 a.C., “o sofrimento é uma condição fundamental de toda existência, sendo a base de sua causa o apego ”; já o apego em nosso mundo pode se manifestar de diversas formas: o apego a pessoas, a momentos, ou a coisas.

Quando pensamos no apego a pessoas é interessante observarmos como podemos aproximar (e porque não, confundir) os conceitos de apego e de amor. Há quem acredite que quem não tem apego por alguém não pode nunca amar esse alguém; outros há que acreditam existir sim a possibilidade de uma pessoa não ter apego por outra, amando-a, o que, em sendo verdadeiro, deve ser algo difícil de alcançar já que exige da pessoa um alto grau evolutivo.

Quando pensamos no apego a momentos é interessante percebermos que como a maior fonte de motivação das atividades humanas são as emoções, sempre que as atingimos queremos “prender esse momento“ para tê-lo eternamente conosco.

Quando pensamos no apego a coisas é fácil perceber que falamos de objetos que preenchem aquilo que se constitui em fontes de nossos desejos: carros, roupas, joias, etc...

Quando finalmente juntamos essas diversas formas de apego à constatação da natureza da vida que nos mostra que tudo é efêmero e passageiro percebemos que...

• as pessoas se modificam, crescem e geralmente vão embora de nosso convívio diário;

• os momentos nunca se repetem, podem até voltar a acontecer de forma parecida a como foram no passado, mas nunca serão os mesmos, nunca serão iguais àqueles momentos vividos;

• as coisas envelhecem, são finitas, se deterioram, acabam;

...e daí o sofrimento surge.

Na essência somos uma individualidade e só podemos contar prá valer com a gente mesmo. Colocado de outra forma, nossa completude pode e deve ser buscada em nós mesmos e não nas outras pessoas, ou nos momentos de alegria vividos, ou nas coisas que temos ou que tivemos, sob pena de incorrermos em sofrimento.

Somos os únicos responsáveis pelo contar de nossa história.

Como a saudade é inevitável, talvez um dos “segredos da vida “seja realmente aproveitar com intensidade cada momento da vida como sendo (e é) único, sem querer aprisioná-lo ou contê-lo de alguma maneira. Simplesmente deixá-lo fluir, senti-lo, vivê-lo, pois cada momento nessa vida é único e irreproduzível.

Não ter e não possuir é a melhor experiência que podemos ter de liberdade.

O apego a algo significa, de alguma forma, ter que conviver com a escravidão.


“AQUILO COM O QUAL NOS APEGAMOS NO MUNDO, SERÁ O NOSSO SOFRIMENTO NO PLANO ESPIRITUAL.”


Os apegos são os anexos.

Quanto mais anexos em um e-mail, mais peso. Os anexos surgem com a palavra meu. Tornar-se desapegado é considerar que nada disso me pertence. Acabar com a consciência de meu é acabar com todas as escravidões. Considere-se apenas um tutor de tudo que lhe é dado em confiança.

Para ficar livre de situações indesejáveis e pensamentos negativos preciso desenvolver desapego. Desapego não é indiferença, apatia ou falta de energia.

Desapego é um estado que vem da força e da paz interior.

Posso ser amoroso, feliz, cooperativo e ainda ter desapego.

O verdadeiro desapego interior é a habilidade de pensar com clareza e estar imune ao que as pessoas pensam e falam sobre mim.

Desapego me capacita a ter mais controle sobre o humor e o estado da minha mente. Também me ajuda a ser mais eficiente no trabalho e diante das situações difíceis ou emergenciais.

Para ser desapegado preciso conhecer meus pensamentos e seus resultados.

Desapego co-existe com autocontrole, autodisciplina, e uma mente focada.

Desapego traz tal tranqüilidade que circunstâncias externas não conseguem mais me perturbar.

Nem tudo acontece conforme o planejado.

Planos às vezes não funcionam.

Pessoas não agem como o esperado.

Tudo isso pode afetar meu espírito e enfraquecer minha motivação e fé.

Mas um estado emocional e mental desapegado me previne disso.

A pessoa que tem desapego não fica afetada diante dos obstáculos.

Ela continuará tentando a superação sempre.

Amar sem possuir, envolver-se sem depender.

O desapego abandona os rótulos e respeita a sinfonia das personalidades ao redor.

Elas revelam as riquezas da vida, desimpedidas dos nossos próprios desejos.

Desapego é como o sol que ilumina mas não domina as qualidades de cada um.

À distância ele tenta libertar os conflitos da diversidade, mas permanece livre do efeito do resultado.

(Brahma Kumaris)

OSHO DIZ:

“Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego. Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos. Nós estamos apegados a coisas que serão levadas no momento da morte, ou mesmo, talvez, antes. Você pode estar muito apegado a dinheiro, mas você pode ir à bancarrota amanhã. Você pode estar muito apegado a seu poder e posição, mas eles são como bolhas de sabão. Hoje eles estão aqui; amanhã eles não deixarão nem um traço. (…)

Todas as nossas posições, todos os nossos poderes, nosso dinheiro, nosso prestígio, respeitabilidade são todos bolhas de sabão. Não fique apegado a bolhas de sabão; senão, você estará em contínua miséria e agonia. Essas bolhas de sabão não se importam por você estar apegado a elas. Elas continuam estourando e desaparecendo no ar e deixando-o para trás com o coração ferido, com um fracasso, com uma profunda destruição de seu ego. Elas o deixam triste, amargo, irritado, frustrado. Elas transformam sua vida num inferno.

Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo.

Não se agarre a nada. Agarrar-se é a causa de sermos inconscientes.

Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você. A energia que estava envolvida no apego às coisas trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar – nenhuma possibilidade para a miséria, a agonia, a angustia.

Ao contrário, quando todas essas coisas desaparecem, você se encontra sereno, calmo e tranqüilo, numa alegria sutil. Haverá um riso no seu ser. (…) Se você se tornar desapegado, você será capaz de ver como as pessoas estão apegadas a coisas triviais, e quanto elas estão sofrendo por isso. E você rirá de si mesmo, porque você também estava no mesmo barco antes. O desapego é certamente a essência do caminho.”


De posse de toda essa informação Angelical, sejamos mais desapegados, mais leves, mais plenos e mais felizes!

Gratidão!


(Fonte:internet)



 
 
 

Comments


Sobre
Acreditamos que é possível uma vida plena!
Esse site tem a proposta de compartilhar ideias, sentimentos e ferramentas que possam auxiliar as pessoas a viverem de maneira equilibrada e feliz! Aprendendo e realizando sua missão neste plano, desenvolvendo seus talentos, aprimorando seus valores e desfrutando da sabedoria divina que esta ao alcance de todos nós!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por Ad Men. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page